terça-feira, 19 de maio de 2009

Atividades para estimular o desenvolvimento da criança

Objetivo

  • Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas

  • Perceber os sons da língua
Material
  • Música infantil ou música de boa qualidade, que possa criar campo para a atividade.

Como fazer

  • Reunir a turma para escutar as músicas, aconselhavél repetir duas ou tres vezes as músicas , pode ser trechos ou a música toda.Sem o som original, pedir para os alunos cantarem as músicas e logo após conversar com a turminha para saber o que acharam da música, sobre o que ou quem ela fala e qual a parte que eles mais gostaram. De acordo com a conversa, retirar frases da música ou palavras e propor ao aluno a reprodução da frase e o significado de algumas palavras.

Objetivo

  • Desenvolver e estimular a memorização
  • Familiarizar – se com a forma e a ordem das letras do nome


Material

  • Tiras de papel com cada nome escrito, cola, folhas e tesoura.

Como fazer

  • O professor ou a professora dara a cada criança uma tira de papel com seu nome escrito com letras maiuscula e cada letra separada por linhas. As crianças recortarão a tira de papel pelas linhas, formando quadrados, de modo que as letras fiquem separaas. A seguir,as crianças poderão brincar um pouco com as letras de seu nome e tentarão põ-las em ordem. Depois, as colocarão numa folha.

Processos iniciais da leitura e escrita


Texto utilizado: Processos iniciais da leitura e escrita
Autora:
Roseneide Magalhães


A aula foi produtiva, falamos sobre a iniciação da leitura e da escrita na alfabetização, foi exposto que o aluno já vem pra sala de aula com sua própria noção de leitura, conhece
símbolos e marcas e essa carga que o aluno traz pode ser utilizada de forma positiva para melhorar e estimular seu aprendizado.


Eu percebi que a influência dos meios de comunicação, principalmente a televisão, é responsável pelo despertar da criança sobre essa leitura, toda particular que elas fazem, para complementar o meu pensar escolhi um trecho do texto:


“Em um mundo decorado de letras, números, cores, imagens, sons, as crianças, desde cedo, lêem e escreve ao seu modo sem os conhecimentos legitimados da escola, formulam sua hipóteses e vão lendo de sua forma”

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Espero que para nós educadores e futuros educadores, realmente, a estrada vá além do que nossa visão possa alcançar para fortalecermos ainda mais a educação para ser um meio de mudança e crescimento e um agente transformador do nosso meio.

A Carta de Apresentação

Duque de Caxias, 04 de Maio de 2009

Olá!!!!Pois blog...

Eu Sou a Renata, tenho 25 anos, casada, tenho uma filha linda e maravilhosa e uma família que é a minha base. Sou aluna da UERJ desde 2004, tranquei a matrícula no final de 2005 e ratornei no começo de 2008, espero concluir o curso em junho de 2010.

O Titulo do blog é "Além do que se vê" em referência a uma música do Los Hermanos que é uma banda Maravilhosa, também gosto Barão Vermelho, Titãs, Paralamas, escuto alguma coisa de Bossa nova e MPB, gosto de Samba e o que tocar no rádio, com bom senso, eu escuto.

A melhor maneira de aproveitar meu tempo disponível é ficando com minha filha, pois além de estudar eu trabalho há três anos no faturamento de uma empresa, fornecedora de alimentos, essa rotina é complicada pois torna-se muito cansativa.

Não sou habilidosa para me expressar, principalmente quando pessoas desconhecidas podem ler, por isso vou parar por aqui e como as postagens terão que ser constantes, precisarei me adaptar.



Atenciosamente,

Renata Cristina