terça-feira, 28 de julho de 2009

Fala no nível Global e Local

Fala no nível local – A conversação se estabelece por meio de turnos, onde os interlocutores se alternam e desenvolvem suas falas um após o outro, podendo haver hesitação, sobreposição e assalto. A conversação se dá através de pares, em que a resposta do segundo fica condicionado a pergunta do primeiro e assim por diante.

Ex

F1 a aula de hoje foi muito boa.

F2 também gostei muiiito..... Toda semana poderia ter filmes.

F1 pois, é, eu não iria mais faltar.

No exemplo F1 comentou sobre a aula, que condicionou F2 a responder a pergunta e que levou novamente F1 a comentar o assunto.


Fala no nível global – Mesmo mantendo uma organização local na conversa, a formulação obedece certas regras global, ou seja mesmo com turnos o universo da conversa é alargado.


Ex.

F1 Pois é vi o seriado ontem e gostei da roupa da Paty. É daquele jeito que quero comprar minha blusa.

F2 Caracaaa fui ao shopping ontem e comprei uma sandália linda estou muito feliz, espero que minha mãe não brigue.

F1 Eu adoro ir ao shopping, por que você não me chamou.

F2 Fui com minha tia e fui rápido

F2 Mas me diz uma coisa, os Pais da Paty brigaram com ela porque ela foi à festa?


No exemplo F1 comenta sobre um sereado [seriado] de televisão que é conhecido das participantes da conversa, e diz que quer uma blusa igual à da atriz do sereado, isso leva F2 a comentar um fato acontecido com ela, pois ela ligou a compra da blusa a sua ida ao shopping, depois de uma fala sobre o assunto F2 pergunta novamente sobre o sereado retornando ao assunto inicial e dando movimentação do discurso que tem inicio, mas é interrompido pela digressão que é o desvio do tópico discursivo.

Ex

F1 a aula de hoje foi muito boa.

F2 também gostei muiiito..... Toda semana poderia ter filmes.

F1 pois, é, eu não iria mais faltar.

No exemplo F1 comentou sobre a aula, que condicionou F2 a responder a pergunta e que levou novamente F1 a comentar o assunto.

Atividade Conversacional

Para haver uma atividade conversacional há necessidade de dois ou mais interlocutores que se alternam constantemente em qualquer tema. A conversação pode conter elementos como pausa, hesitação, alongamento de vogais e consoantes, repetições, ênfase, truncamentos entre outros.

Os participantes da conversa organizam as falas em turnos e se alternam sem disposição fixa, caracterizando encontro relativamente simétrico, onde os interlocutores tem o mesmo direito de ter a palavra, escolher o tópico discursivo, direcioná-lo e estabelecer o tempo de participação e o relativamente assimétrico, onde a palavra pertence a um dos interlocutores que começa o diálogo, conduz e pode mudar o tópico.

O modelo organizacional proposto para conversação espontânea destaca as seguintes variáveis:

Tópicos ou assunto, serve para estabelecer e manter os relacionamentos sociais, pois abrem e mantem o canal de comunicação proporcionando o contato entre os participantes.

Tipo de situação onde no encontro face a face, mesmo o assunto sendo em comum, é preciso estar atento não só as atividades verbais, mas também as atividades não-verbais, como gestos e movimentos, pois a situação pode afetar a conversação.

Papéis dos participantes, salienta que dependendo da situação temos que nos comportar de modo particular, assim é determinado o tipo da fala.

O Modo do discurso é determinado pela da interação dos participantes, que pode ter uma grau maior ou menor de formalidade, já o meio do discurso trata-se de como a conversa é estabelecida, pode ser face a face, via telefone, internet e outros.



Coesão Referencial, recorrencial ou sequencial

Coesão referencial, pode ser caracterizada pela alta repetição do texto falado e é perceptível com facilidade isso acontece para facilitar o sentido da fala.

Ex estávamos almoçando quando telefone tocou...o telefone tocou e interrompeu o almoço, pois ninguém gosta quando o telefone toca na hora do almoço, pois o pessoal sabe que é trabalho e na hora do almoço o pessoal quer descansar.


Coesão recorrencial, tem como elemento a presença de paráfrase.

Ex.

F1 Ela estava belíssima naquela noite do casamento.

F2 ela estava muito bela naquela noite do casório.


Coesão seqüencial, pode ser observada através dos conectores, ele promovem continuidade ou funcionamento para o turno.

Ex

F1 é... nós vamos almoçar fora hoje!

F2 nós

F2 Hoje? Mas por que?

F1 Humm

F1 Por que hoje é aniversário da Dilma.