terça-feira, 28 de julho de 2009

Atividade Conversacional

Para haver uma atividade conversacional há necessidade de dois ou mais interlocutores que se alternam constantemente em qualquer tema. A conversação pode conter elementos como pausa, hesitação, alongamento de vogais e consoantes, repetições, ênfase, truncamentos entre outros.

Os participantes da conversa organizam as falas em turnos e se alternam sem disposição fixa, caracterizando encontro relativamente simétrico, onde os interlocutores tem o mesmo direito de ter a palavra, escolher o tópico discursivo, direcioná-lo e estabelecer o tempo de participação e o relativamente assimétrico, onde a palavra pertence a um dos interlocutores que começa o diálogo, conduz e pode mudar o tópico.

O modelo organizacional proposto para conversação espontânea destaca as seguintes variáveis:

Tópicos ou assunto, serve para estabelecer e manter os relacionamentos sociais, pois abrem e mantem o canal de comunicação proporcionando o contato entre os participantes.

Tipo de situação onde no encontro face a face, mesmo o assunto sendo em comum, é preciso estar atento não só as atividades verbais, mas também as atividades não-verbais, como gestos e movimentos, pois a situação pode afetar a conversação.

Papéis dos participantes, salienta que dependendo da situação temos que nos comportar de modo particular, assim é determinado o tipo da fala.

O Modo do discurso é determinado pela da interação dos participantes, que pode ter uma grau maior ou menor de formalidade, já o meio do discurso trata-se de como a conversa é estabelecida, pode ser face a face, via telefone, internet e outros.



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