segunda-feira, 1 de junho de 2009

Gênero Textual e Tipologia Textual

Ao procurar referências sobre esse assunto me deparei com dois nomes, por coincidência dois Luiz, o primeiro é o de Luiz Carlos Travaglia, Professor e Doutor de Língua Potuguesa e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia e o segundo é o Professor Luiz Antônio Marcushi, Professor de linguística da Universidade Federal de Pernambuco. Tentei resumi, abaixo, os pensamentos sobre o assunto


Marcushi - "Gênero Textual é definido como uma noção vaga para os textos materializados encontrados no dia-a-dia e que apresentam características sócio-comunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica."


Quando Marcushi defini Gênero textual dessa forma, me remete a trazer o exemplo de jornais e revista, pois temos no jornal e na revista textos que são publicados com agilidades, com notícias reais do nosso cotidiano e que estão ali para comunicar e informar. Ele ainda cita alguns exemplos de gêneros textuais, como:Aviso, comunicado, edital, informação e citação, todos com uma função social.

Travaglia - "Gênero Textual se caracteriza por exercer uma fu
nção social específica. Para ele, estas funções sociais são pressentidas e vivenciadas pelos usuários. Isso equivale dizer que, intuitivamente, sabemos que o gênero é usado em momentos específicos de interação, de acordo com a função social dele. Quando vamos escrever um e-mail, sabemos que ele pode apresentar características que farão com que ele “funcione” de maneira diferente. Assim, escrever um e-mail para um amigo não é o mesmo que escrever um e-mail para uma universidade, pedindo informações sobre um concurso público, por exemplo."

Tipologia textual Para Marcushi é um termo que deve ser usado para designar uma espécie de sequência teoricamente definida pela natureza linguística de usa composição. Tipo textual pode ser Narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.

Já para Travaglia, Tipologia textual é aquilo que pode instaurar um modo de interação, uma maneira de interlocução, segundo perspectivas que podem variar.

" O Trabalho com textos e com diferentes tipos de texto é fundamental para o desenvolvimento da competência comunicativa."(Luiz Carlos Travaglia)


"...Não é possível ensinar narrativa em geral, porque, embora possamos classificar vários textos como sendo narrativos, eles se concretizam em formas diferentes." ( Luiz Antônio Marcushi)






Um comentário:

  1. Renata, parabéns pela pesquisa. Vocë fez uma síntese bastante consistente e que focaliza os conceitos. Seria interessante fazer uma reflexão sobre este aprendizado. De que forma ele contribuiu para sua formação? O que você sentiu ao entrar em contato com este conhecimento?

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