Abordagem tradicional
Baseia-se nos métodos de alfabetização introduzidos nas escolas brasileiras no final do seculo 19. O professor é o agente principal e a criança tem um papel assivo. Ela apenas absorve o que é ensinado. valoriza o acúmulo de informação e a memorização, por meio de atividades de terino, repetição, e cópia.
Baseia-se nos métodos de alfabetização introduzidos nas escolas brasileiras no final do seculo 19. O professor é o agente principal e a criança tem um papel assivo. Ela apenas absorve o que é ensinado. valoriza o acúmulo de informação e a memorização, por meio de atividades de terino, repetição, e cópia.
Construtivismo
Baseia-se nas teorias de desenvolvimento e aprendizadgem desenvolvida pelo teorico suíço Jean Piaget e aperfeiçoada por especialistas como a argentina Emília Ferreiro. Defende que a construção do conhecimento é uma realização individual. O aluno é o agente do processo, e o professor é um supervisor, a quem cabe propor novos desafios conforme a criança atinja diferentes etapas do seu desenvolvimento.
Socioconstrutivismo
Ele foca a interação. Segundo Vygotsky, todo aprendizado é necessariamente mediado – e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo do que o previsto por Piaget. O aprendizado não se subordina ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, mas um se alimenta do outro, provocando saltos qualitativos de conhecimento. O ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho. É a isso que se refere um de seus principais conceitos, o de "zona de desenvolvimento proximal", que seria a distância entre o desenvolvimento real da criança e aquilo que ela tem potencial de aprender, ou entre "o ser e o tornar-se".
Renata, o que houve com seu portfólio? Ele está desatualizado e você não esteve presente nas últimas aulas... Além disso, não recebi nenhum e-mail seu informando qualquer dificuldade... Pode dar um sinal?? Abs
ResponderExcluirIvan