terça-feira, 30 de junho de 2009

Linhas de ação

Abordagem tradicional

Baseia-se nos métodos de alfabetização introduzidos nas escolas brasileiras no final do seculo 19. O professor é o agente principal e a criança tem um papel assivo. Ela apenas absorve o que é ensinado. valoriza o acúmulo de informação e a memorização, por meio de atividades de terino, repetição, e cópia.


Construtivismo

Baseia-se nas teorias de desenvolvimento e aprendizadgem desenvolvida pelo teorico suíço Jean Piaget e aperfeiçoada por especialistas como a argentina Emília Ferreiro. Defende que a construção do conhecimento é uma realização individual. O aluno é o agente do processo, e o professor é um supervisor, a quem cabe propor novos desafios conforme a criança atinja diferentes etapas do seu desenvolvimento.

Socioconstrutivismo

Ele foca a inte­ra­ção. ­Segundo ­Vygotsky, todo apren­di­zado é neces­sa­ria­mente ­mediado – e isso torna o papel do ­ensino e do pro­fes­sor mais ativo do que o pre­visto por Pia­get. O apren­di­zado não se subor­dina ao desen­vol­vi­mento das estru­tu­ras inte­lec­tuais da ­criança, mas um se ali­menta do outro, pro­vo­cando sal­tos qua­li­ta­ti­vos de conhe­ci­mento. O ensino deve se ante­ci­par ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de apren­der sozi­nho. É a isso que se ­refere um de seus prin­ci­pais con­cei­tos, o de "zona de desen­vol­vi­mento pro­xi­mal", que seria a dis­tân­cia entre o desen­vol­vi­mento real da ­criança e ­aquilo que ela tem poten­cial de apren­der, ou entre "o ser e o tor­nar-se".

Um comentário:

  1. Renata, o que houve com seu portfólio? Ele está desatualizado e você não esteve presente nas últimas aulas... Além disso, não recebi nenhum e-mail seu informando qualquer dificuldade... Pode dar um sinal?? Abs
    Ivan

    ResponderExcluir