A Visão construtivista e a socioconstrutivista ajudou a modificar a visão tradicional que descrevia as crianças como imaturos e necessitados de preparação antes de aprender.
No construtivismo e o socioconstrutivismo os meninos e meninas são expostos a diversidades de materias impressos, tem contatos com adultos lendo e escrevendo, estão dispostos e motivados a participar dessas atividades interagindo com a fala e leitura de textos em voz alta.
Folhear um jornal ou uma revista, ver um filme, manipular livros e textos ouvir leituras em voz alta, reproduzir textos longos, observar dicionário, todos esses pontos são importantes para o contexto da alfabetização, a informação recebida são processadas e assimiladas pelas crianças e ajudam no processo de leitura e escrita.
O aluno alem de ler, tem que perceber o que é, e para que se destina o texto, por exemplo um dicionário ele não é necessariamente para ser lido de forma continua, temos que informar ao aluno que ele é um livro para consulta e orienter e estimular a antes de pesquisar no dicionário esgotar as possibilidades de saber o significado da palavra. É necessario que o aluno conheça a estrutura do texto, importante ele saber distinguir o que é um verso ou poema, um texto de revista em quadrinhos, uma bula de remédio, conhecer o tipo de organização do texto, os espaços entre linhas e os parágrafos, ou seja, identificando a estrutura ele poderá reproduzir e trabalhar de forma mais fácil e simples.
Ao utilizar esses recursos em sala de aula o professor também tem que estar atento para não deixar seus alunos somente como observador, ou seja, ao utilizar todos os contextos de leitura e escrita ele precisa certificar-se de que o aluno alem de observar ele irá participar e se envolver com o projeto, porque observar não pode ser somente um ato passivo, e o professor tem que estar pronto para questionar, pois o processo de escrita não é mecanica, ela precisa de interação, e questionando o professor tem a capacidade de fazer o aluno pensar.
A criança mesmo antes de aprender a ler e escrever é capaz de distinguir a diferença entre oral e escrita, ela não tem dominio da escrita mais pode ditar frases para o adulto escrever. Pode modificar uma historia em quadrinhos que tenha escutado e identifica o nome e a figura.
No construtivismo e o socioconstrutivismo os meninos e meninas são expostos a diversidades de materias impressos, tem contatos com adultos lendo e escrevendo, estão dispostos e motivados a participar dessas atividades interagindo com a fala e leitura de textos em voz alta.
Folhear um jornal ou uma revista, ver um filme, manipular livros e textos ouvir leituras em voz alta, reproduzir textos longos, observar dicionário, todos esses pontos são importantes para o contexto da alfabetização, a informação recebida são processadas e assimiladas pelas crianças e ajudam no processo de leitura e escrita.
O aluno alem de ler, tem que perceber o que é, e para que se destina o texto, por exemplo um dicionário ele não é necessariamente para ser lido de forma continua, temos que informar ao aluno que ele é um livro para consulta e orienter e estimular a antes de pesquisar no dicionário esgotar as possibilidades de saber o significado da palavra. É necessario que o aluno conheça a estrutura do texto, importante ele saber distinguir o que é um verso ou poema, um texto de revista em quadrinhos, uma bula de remédio, conhecer o tipo de organização do texto, os espaços entre linhas e os parágrafos, ou seja, identificando a estrutura ele poderá reproduzir e trabalhar de forma mais fácil e simples.
Ao utilizar esses recursos em sala de aula o professor também tem que estar atento para não deixar seus alunos somente como observador, ou seja, ao utilizar todos os contextos de leitura e escrita ele precisa certificar-se de que o aluno alem de observar ele irá participar e se envolver com o projeto, porque observar não pode ser somente um ato passivo, e o professor tem que estar pronto para questionar, pois o processo de escrita não é mecanica, ela precisa de interação, e questionando o professor tem a capacidade de fazer o aluno pensar.
A criança mesmo antes de aprender a ler e escrever é capaz de distinguir a diferença entre oral e escrita, ela não tem dominio da escrita mais pode ditar frases para o adulto escrever. Pode modificar uma historia em quadrinhos que tenha escutado e identifica o nome e a figura.
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